A disciplina de Português do 11.º ano do Curso Profissional de Manutenção Industrial e Electromecânica, na Escola Secundária Carlos Amarante (Braga) já permite a utilização das tecnologias móveis como um complemento às aulas: o M-learning.
Geramovel - A utilização da Web 2.0 e do tecnologia móvel como recurso para o ensino secundário
Integrada no âmbito da tese de doutoramento a apresentar pela professora Adelina Moura no Instituto de Educação e Psicologia da Universidade do Minho, e do seu Projecto Mobile Generation, esta iniciativa procura colocar as potencialidades das tecnologias móveis, como o telemóvel ou leitores de mp3/mp4, ao serviço da aprendizagem e da integração dos alunos.
A docente Adelina Moura criou um ambiente de aprendizagem no Google Pages, o qual permite o acesso a partir da versão web ou mobile, ou seja, através do computador portátil ou de um telemóvel. Foram, ainda, gravadas aulas em episódios de cinco a dez minutos para que os alunos possam ouvi-las a caminho de casa, ou em qualquer lugar. Esta é uma forma de cativar o interesse dos alunos, motivando-os através de tecnologias familiares a todos.
A docente grava, em casa, a leitura dos textos, comentários, explicações e actividades propostas sobre os temas em estudo: cria, assim, os "podcasts" que oa alunos podem aceder via bluetooth, ou na própria internet.
Nenhum comentário:
Postar um comentário